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quarta-feira, 28 de julho de 2010

OPINIÃO 2 - A influência da pesquisa e o voto útil

O tempo político não é o mesmo tempo dos homens. Os 90 dias que antecedem a eleição, permitidos para a livre comercialização de cada candidato, parece-me muito pouco aos profissionais da política e do marketing. Anos que antecedem ao ano eleitoral já aparecem com amostras de pesquisas, mesmo sem ao menos o candidato ter expressado a mínima vontade de sê-lo.
Grandes estruturas são montadas por políticos profissionais e de grande poder aquisitivo. Estes não colocam seus carros nas ruas, antes de minuciosa pesquisa sobre a conjuntura mais propícia para o candidato vencer ou até para que ele desista da eleição, para não ser humilhado e perder o que sobrou para uma futura candidatura.
Tempos anteriores, uma corrente liderada pela grande mídia e alguns empresários insistiam em sozinhos derrotarem os candidatos do povo, utilizando principalmente as pesquisas eleitorais. Melhor dizendo, o cidadão votava em quem estava em primeiro lugar na pesquisa, “para não perder o voto”, é o tal do voto útil.
É por esses motivos que devemos analisar a vida do candidato como um todo e deixar as pesquisas apenas para o norte de suas assessorias. A pesquisa nada tem a ver com as qualidades de um candidato ou candidata, sua vida pública e particular. Seu passado voltado para o bem social e público é que devem dar o sentido do voto de cada um.

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