Você é a favor ou contra o aumento do número de vereadores?

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Opinião de NEI LUMES sobre a PEC que aumenta o número de vereadores

O Congresso Nacional esta a um passo de devolver 7.709 novas vagas de vereadores às Câmaras Municipais de todos os municípios brasileiros, com isso aumentando os gastos com salários de vereadores e assessores, materiais de consumo, energia elétrica. O Projeto de Emenda Constitucional só depende agora de uma votação na Câmara Federal.
Ano que vem acontece eleição para deputados e senadores e me parece que estes ganharão mais de 7.000 cabos eleitorais para outubro, mas se esqueceram que a medida, não é apenas impopular, é também um retrocesso e uma queda de braço com o Judiciário, que enxugou as Câmaras Municipais, normatizando a quantidade de vereadores por número de habitantes.
A política foi inventada para se ter representação regional onde não se pode discutir com milhares e não para se fatiar o dinheiro público em cargos e mais cargos e mais gastos. Não vejo a política como profissão e sim como oportunidade de representar outras pessoas que vivem a mesma situação onde vivo, pois tenho uma profissão e de onde tirar meu sustento sem viver da política.
Não havia necessidade desse aumento por parte do Senado e Câmara Federal. Não houve clamor das mais de 5.000 Câmaras Municipais brasileiras. Não houve audiências públicas e nem consulta popular para saber a vontade do povo, não houve senadores e deputados vindo a público na mídia encampando o projeto. A única voz que foi ouvida foi a dos suplentes de vereadores que ficaram de fora na última eleição.
A Câmara Municipal de Várzea Paulista votou neste ano projeto de lei que não permite o aumento de cadeiras no Legislativo varzino, mantendo as 11 vagas que temos após a regulamentação do TSE, por números habitantes. Por fim, fico indignado com a atitude dos deputados que ficaram na sombra e continuarão, sem a devida justificativa a este ato atentatório ao que chamo de criação da profissão política, podendo até, futuramente, termos um vereador por mil habitantes e será tudo normal.
IMPRENSA CMVP

Nenhum comentário:

Postar um comentário